Acupuntura auricular – É uma forma de medicina alternativa baseada na idéia de que a orelha é um microsistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha. Então, uma técnica de diagnóstico  e tratamento  baseada no pavilhão auricular onde, estimulando o ponto correspondente, é induzido o cérebro a trabalhar determinada parte do corpo ou emoção em desequilíbrio. Também é conhecida como Aurículoterapia – aurículo (orelha) + terapia (tratamento) -, ou seja, um tratamento através da orelha.

Na acupuntura focada na orelha as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias, e aparelho eletroestimulador.

São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.

Além dos métodos citados, o Instituto de Pesquisas e Tratamentos Humanísticos oferece outras diversas terapias alternativas para vários problemas dos quais só podem ser definitivamente resolvidos buscando sua origem no inconsciente.

O Instituto desenvolveu diversas pesquisas com convulsão, homossexualidade, problemas financeiros e de relacionamentos tendo um alto índice de recuperação.